O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 09 de outubro de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Analisando meu curso de Parallax

Eu não vou analisar o conteúdo e a qualidade do curso, na verdade eu fiz isso e bastante, mas vou deixar a minha opinião para o meu primeiro mini curso para mim. Quem realmente deve avaliar um curso são os alunos e quem já trabalha na área.

Publicidade

Caso não saiba, eu comecei a estudar parallax em agosto (2017), mas antes mesmo de começar a estudar eu já sabia que faria um curso com 10 vídeos sobre o tema. Mas um pouco antes de estudar Parallax eu aprendi a desenvolver ebooks com HTML CSS e XML, e me veio a mente, porque não lançar também o ebook.

E para minha maior surpresa o ebook ficou pronto na primeira tentativa, caso não saiba eu contei um pouco sobre minha jornada em busca do primeiro ebook desenvolvido por mim. O link está no final deste artigo caso se interesse.

Como eu não entendo muito de direitos autorais, no ebook eu não cito minhas fontes, não foi por maldade, foi por medo mesmo, vai eu tenho que pagar uma determinada quantidade de dinheiro porque citei alguém ou uma empresa em um produto pago (R$5,00).

E como não converso muito com escritores (não conheço), e não sei o caminho certo até uma fonte ser marcada em um livro (pago) achei melhor não menciona-las.

Legal, já sabia o que estudar e porque estudar (fazer um curso sobre o tema), já sabia que os vídeos seriam publicados no YouTube e o código fonte final no site (neste site), sabia a quantidade de vídeos então, comecei a estudar.

Quando comecei a estudar li vários artigos, vi alguns vídeos aleatórios e até o curso de um "concorrente", e foi nesse momento, nos vídeos aleatórios no YouTube que consegui enxergar o que não explicavam.

Mas como assim (não explicavam)?

Isso pode ser considerado "pré requisito", mas achei interessante explicar algumas informações que considerava importantes, assim como a unidade de medida vh que eu mesmo não conhecia antes de estudar parallax.

Para quem não sabe, vh é a unidade de medida que tem como base a altura do viewport, a altura da tela. 100vh é a tela do usuário, com 10vh o elemento HTML terá uma altura de 10% da tela do usuário.

No meio de toda essa pesquisa sobre parallax eu escolhi o tema dos 10 vídeos, isso foi aos poucos, mas no momento que escolhi o décimo, eu ainda não sabia fazer ele. Eu queria fazer movimentos sincronizados, mas eu não sabia fazer movimentos sincronizados com JavaScript.

Não foi só o décimo exercício que eu não sabia fazer quando eu escolhi o tema, o vídeo sobre o rodapé aparecer por trás e o cabeçalho reaparecendo eu também não sabia fazer, mas gostava muito quando via esses efeitos em sites, por isso pensei, não pode faltar esses efeitos no meu curso.

Tudo bem que algumas pessoas podem falar que o rodapé aparecer por trás pode não ser parallax, mas esse é o vídeo mais visualizado do curso e ainda bem que eu não pensei duas vezes antes de escolher esse tema de vídeo. Me deixou muito feliz o número de visualizações desse vídeo.

Primeiro vídeo com mais de 100 visualizações em menos de 24 horas do nosso canal no YouTube. Obs: eu não me comparo com outros projetos, talvez por isso eu seja feliz. Eu olho o que outros projetos fazem mas nao fico me comparando.

Sei que, depois de 26 visualizações no primeiro mês de vida deste projeto (Em Busca do Código) alguns duvidaram que chegaria a 100 inscritos, ou que eu desistiria dele.

O mês de setembro de 2017 foi o primeiro mês que nosso canal do YouTube alcançou mais de 7k de views no mês. Ao total, até agora o nosso mini curso tem um total de mais de 700 views. Então nosso mini curso de Parallax foi responsável por quase 10% das visualizações do nosso canal inteiro (no mês de setembro de 2017).

Um bom feedback que tenho é o número de likes versus dislikes. Este mini curso (os vídeos no YouTube) até agora teve 41 likes contra 01 dislikes. Posso dizer que neste quesito, o feedback foi positivo.

Os comentários que apareceram, se não me engano, de uma pessoa apenas, foram relacionados ao conteúdo do curso, uma dúvida, que estava respondida no ebook e eu esqueci de responder no vídeo. Na verdade a pergunta que apareceu no vídeo, é uma pergunta que faço no ebook, neste caso, como é uma dúvida não diretamente ligada a parallax, escolhi fazer essa pergunta, do que escrever uns dois ou três parágrafos explicando como funciona uma propriedade CSS.

Vendi alguns ebooks, e agora?

Depois de confirmar que realmente tinha vendido ebooks me veio algo na mente. Não seria muito justo liberar todo conteúdo do ebook no site, mas o conteúdo do ebook tinha que estar nos vídeos no YouTube.

Nesse momento que decidi não escrever todo conteúdo no site. O conteúdo completo está nos vídeos e no ebook, então caso a pessoa não tenha R$5,00 é só ela assistir ao vídeo. Fazendo isso, pelo meu ponto de vista, eu fui justo com quem comprou o ebook e mesmo assim não limitei o conteúdo entre free e pago.

Sendo bem sincero este não é um modelo de negócio sustentável, mesmo porque eu vendi alguns ebooks (poucos). Pode ser um modelo de negócio sustentável para projetos maiores, mas nao para projetos pequenos (menos de 2k de inscritos), no meu ponto de vista, para ser realmente sustentável eu teria que criar um limite entre conteúdo pago e conteúdo free.

Publicidade

Mas vendo exemplos de alguns projetos que eu seguia (não sigo mais), o projeto inicial praticamente morreu, por isso, vou dar uma remodelada no Em Busca do Código, visando sempre que, o conteúdo seja sempre aberto.

Falando em modelo de negócio, este site tem um espaço publicitário em aberto (banner fixo). Caso você tenha um produto ou serviço e seu nicho de mercado seja desenvolvedores, programadores e quem gosta de tecnologia, vem falar comigo, o preço está baratinho.

Voltando a falar do nosso mini curso de Parallax, resumindo, eu comecei a estudar sabendo que ia fazer um curso sobre, e essa mentalidade eu tenho por causa do Em Busca do Código. Mas o legal é ver que esse tipo de mentalidade está intrínseca nos grupos e comunidades de desenvolvedores, não sou o único.

Sem saber como terminar este artigo, segue os links para o curso (aberto) de Parallax e sobre a minha maratona em busca do meu primeiro ebook. Espero que tenha gostado da leitura, e até mais.

Curso aberto de Parallax

Para a W3C, parallax é uma tendência, onde o conteúdo do fundo é movido em uma velocidade diferente do conteúdo do primeiro plano.

Como foi desenvolver meu primeiro ebook?

Este não é um tutorial de como fazer um ebook, e sim uma narrativa do caminho que percorri para faze-lo.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.