O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 20 de julho de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Como foi desenvolver meu primeiro ebook?

Este não é um tutorial de como fazer um ebook, e sim uma narrativa do caminho que percorri para faze-lo.

O que eu tinha?

E tinha/tenho, um site com 30 dicas de JavaScript e queria que elas virassem um ebook. Em fevereiro deste ano fui a um evento organizado pela W3C e, conversando com uma menina por uns 5 minutos ela me disse que fazia ebooks.

Fiquei muito interessado e perguntei para ela que linguagem que se fazia um ebook, e ela respondeu HTML. Fiquei muito interessado, e a vontade de fazer um ebook nasceu dessa rápida conversa. HTML eu sei, então quer dizer, que eu consigo fazer um ebook.

Foquei e pensei, ao chegar na dica 30 eu faço um intervalo no curso para desenvolver esse ebook, já que ebooks são feitos em HTML, não terei muita dificuldade.

Unindo todas as dicas

A primeira coisa que fiz foi unir todas as dicas sobre JavaScript em um arquivo HTML. A segunda parte foi excluir as propagandas que vieram juntas desse ctrl c + ctrl v dos arquivos do meu site. Por mais que existe um tipo de ebook (da Apple) que consiga ver vídeos no ebook, meu ebook não seria exclusividade Apple, então, eu exclui todos os vídeos de todas as dicas de JavaScript que estavam nesse arquivo HTML que viraria meu ebook.

Publicidade

Legal, o conteúdo do meu primeiro ebook já estava praticamente pronto, mas, a introdução deste ebook era a introdução que estava no site. Não teria muita lógica deixa-la no ebook, a introdução do ebook teria que ser diferente, então, escrevi uma introdução especialmente escrita para um livro eletrônico.

Escrita e alterada a introdução, eu precisava arrumar a semântica deste HTML. Eu iria começar pela tag h1, mas preferi começar com a tag h2, todas tags h2 deste arquivo HTML se tornaram tags h3, e, depois, eu substitui todas as tags h1 por h2, exceto a primeira.

Arrumei o CSS dessas tags e, uma coisa que ainda não falei é que, criei uma pasta exclusivamente para o ebook, onde enviei uma cópia do curso, todo para está pasta. E foi neste momento que, arrumei também o link do CSS, que ainda estava com o caminho do CSS do site.

Exclui rodapé, cabeçalho e também os arquivos CSS que não utilizaria, lembre-se, este arquivo HTML, inicialmente era uma aba do meu site.

Pronto, agora sim posso começar a fazer o ebook.

Para desenvolver este ebook eu utilizei 3 fontes diferentes, e quando digo usei, é porque eu usei mesmo. Primeiro, para você fazer um ebook, você precisa saber XML. Eu não sei nada de XML, mas vamos com calma.

Cada capítulo do seu livro digital precisa estar em um HTML diferente. Fácil, eu tinha 33 capítulos para fazer, onde eu já tinha o conteúdo. Um capítulo de introdução, introdução ao JS, 30 dicas de JS e um capítulo final.

32 arquivos HTML

Eu já tinha um arquivo, então eu precisava criar 32 arquivos HTML, e foi o que eu fiz, o conteúdo eu já tenho (mais ou menos, falo disso já já).

Mas cuidado, o cabeçalho de um site, é diferente de um cabeçalho de um ebook, eu criei 32 arquivos com cabeçalho de um site. Por causa dessa falta de conhecimento em XML, eu tive que alterar esse cabeçalho mais duas vezes, 3 vezes ao total, em todos os arquivos HTML do meu futuro ebook. Três vezes 33 da 99 alterações, só no cabeçalho.

Leitor de ebook

Dependendo da forma que a pessoa ler o ebook ela pode ter acesso a links externos de maneiras diferentes. Como assim?

Eu posso ter um link externo no meu ebook, mas se a pessoa estiver lendo em um notebook, pc, tablet, celular ou leitor de ebook, clicando nesse link, ele pode ou não, abrir em um navegador em separado. Pode ou não.

Por isso eu escolhi que este tipo de link, teria o próprio link escrito. Isso porque, em ebooks você pode selecionar o texto. Foi uma escolha que eu achei bem acertada.

Códigos Fontes

Dentro do site, os códigos fontes JS estão com uma cor diferente, com o elemento HTML sombreado, bem bonitinho nos mínimos detalhes. Mas existem leitores de ebook diferentes no mercado.

Por isso alterei o CSS dos códigos fontes, deixei um fundo preto com texto branco. Coisa simples, mas que funciona e ficou até que bonito. Mas mesmo assim tenho que tomar cuidado, alguns leitores de ebook ignoram a cor do fundo do texto, a cor dos títulos, a cor do texto. Esse mundo é complexo.

XML

Eu não vou entrar em detalhes técnicos mas, foi uma madrugada inteira para conseguir gerar a primeira versão do ebook. 1ª versão?

48 versões

Isso mesmo, a versão que está sendo vendida na Amazon por R$5,00, é na verdade a quadragésima oitava versão deste meu primeiro ebook.

Mas, espera aí. Depois de uma madrugada inteira para fazer a primeira versão, ainda teve mais 48 versões?

Sim.

E se você chegou até aqui nesta narrativa, saiba que, este não foi o primeiro dia de desenvolvimento do meu primeiro ebook, nem o segundo. Eu não contei ao certo, eu enumerei as etapas que utilizei para desenvolver o ebook (até os erros), mas não contei os dias.

Legal, gostei de fazer isso, eu gosto de programar. E se você acha que "mexer" com HTML, CSS e XML não é programar, meus sinceros vai toma no seu cu. Vamos continuando com essa narrativa e, voltando a falar de XML.

Como já disse antes, eu usei três fontes diferentes para fazer um ebook, mas porque eu usei três fontes diferentes. A primeira estava mal explicada, a segunda estava em bem até, mas estava em inglês (adoro treinar meu inglês) e, a terceira era a única que mostrava como fazia uma capa de ebook.

Essa capa desse ebook deu um problema. Um não, vários. Eu fiquei mais de três horas para fazer essa capa esse ebook funcionar. Como eu já disse, eu não conheço XML, nunca tinha usado, e são 5 ou 4 linhas de XML para fazer uma capa de ebook funcionar. Eu coloquei uma dessas linhas no lugar errado.

E para eu entender que não faltava nada, e era só uma linha no lugar errado, numa linguagem que eu não conhecia até então, rapaz... Foi um tempinho aí viu.

Tudo isso para a Amazon não aceitar minha capa. Editei essa capa 4 vezes na tentativa da Amazon aceitar a capa que eu fiz com o maior amor e carinho para o meu ebook, mas ela não aceitava. Então fui no editor de capas da Amazon e vi uma capa bem bonita lá. Editei ela, e ela ficou mais bonito ainda, não é a capa que eu queria, mas tá bonita, até mais bonita do que a que eu tinha feito (minha opinião).

Eu escolhi a Amazon porque já sou um associado da Amazon, já conheço como funciona a plataforma. Mas existem muitas outras maneiras de publicar o seu ebook. Alias, A Amazon tem DRM gratuito.

Estava quase esquecendo de citar. Eu revisei o ebook inteiro, algumas dicas estão muito mais completas no ebook do que no site, corrigi alguns erros ortográficos ou de digitação e é isso.

E é isso, esta foi a história do desenvolvimento do meu primeiro ebook.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.