O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 19 de setembro de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Migrei meu site para o github

Tinha mexido com githuub a um tempo atrás (anos), e não foi nada de web, para quem não sabe tenho um artigo na devmedia onde crio uma aplicação em c++ que gera uma base de dados com MySQL ou MongoDB com milhares ou milhões de dados.

Publicidade

Criei essa aplicação como meu TCC, na época cursava Banco de Dados na FATEC Bauru. E vários TCC comparavam o desempenho de vários bancos de dados diferentes. O problema era criar bases de dados para testar.

Problema resolvido, com essa aplicação, e conhecendo um pouco da sintaxe do banco de dados e de linguagem C, você pode criar uma base de dados com milhões de dados par qualquer SGBD, relacional ou não relacional.

Essa aplicação dei o nome de kivik base teste, Kivik era meu apelido na escola (não perguntem o porque).

Sites no github

Mas vamos falar de sites no github. No inicio eu não estava disposto a fazer cursos sobre github, mas graças a Deus, deu um erro nessa minha conta do git, por isso tive que fazer dois cursos. O primeiro é o curso de git/github do Willian Justen, muito bom, mas não resolvia meu problema.

Depois que o site estava quase ok, e estava configurando os subdomínios, inseri a index.html deste subdominio no branch errado, e tive que deletar o repositório. Sim, cada subdomínio tem que estar em um repositório diferente, e obrigatóriamente, os arquivos dos subdomínios tem que ser criados em um branch chamado gh-pages.

O domínio principal pode ser criado no branch master também, mas os subdomínios não, os subdomínios só no branch gh-pages para funcionar.

Daí lembrei do curso do Willian Justen, ao criar meu repositório principal, não segui as dicas dele, e algo na criação desse repositório principal pode ter sido configurado errado (por mim), e como não sabia o que era que estava errado, teria que deleta-lo e começar tudo de novo.

Mas o curso do Willian Justen é muito bom mesmo, e free, o link para o curso vou deixar no final deste artigo. Mas eu já informei que fiz dois curso, o segundo é 100% no YouTube e é exclusivo sobre github pages, o curso está em inglês, mas sinceramente, eu fiz esse curso e o professor ensina, mostra passo a passo. Você irá conseguir fazer.

Mas se você for fazer esses dois cursos, indico fazer o do Willian antes, muito bom, e algo que vou levar para os meus cursos é a parte da história. Você sabia que o git foi criado por Linus Torvalds, sim, o mesmo cara que fez o Linux, fez o git também. E ele explica isso no curso dele. Achei legal saber da história do que estava aprendendo, vou levar isso para os meus ursos também.

Tutorial

O subtítulo acima diz que essa parte é um tutorial, mas não o siga como tutorial, eu só quero escrever sobre isso.

Para ter um site no github você precisa de uma conta no github, criar um repositório com o nome seusite.github.oi, de preferência, não sei se é obrigatório, a palavra que deve substituir o "seusite", no nome desse repositório deve ser o nome do seu nick no github.

Os arquivos desse repositório podem ser inseridos no branch master ou gh-pages, vai funcionar nos dois. Depois que subir o index.html quase na mesma hora seu site estará online.

Cada subdomínio deve estar em um repositório diferente. O nome do repositório será o nome do subdomínio, e antes de inserir qualquer conteúdo neste subdomínio você deve criar o branch pg-pages e inserir por este branch o conteúdo do seu subdomínio.

Neste momento seu subdomínio ainda não é um subdomínio e sim uma pasta do seu site. Você acessa essa conteúdo em seusite.github.io/subdominio.

Alias, dentro de cada repositório, para conferir o link do seu site, você pode clicar em settings (configurações). Tem uma configuração que, pelo menos eu entendi que, todo mundo pode editar seu site (posso estar errado), desabilite ela, em todos repositórios.

Mas e aí, como criar realmente um subdomínio. Isso nós fazemos com CNAME. Bem resumido, CNAME configura a URL do site.

Então, dentro da "raiz" do repositório do subdomínio você cria um arquivo chamado CNAME, tudo maiúsculo sem extensão mesmo, só escrito CNAME

Teoricamente, dentro deste CNAME você coloca apenas subdomino.seusite.github.io, mas meu site tem domínio próprio, embuscadocodigo.com, você está dentro dele e está funcionando. E para ter um site com seu "link", primeiramente você precisa de um domínio.

O que é um domínio?

"Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números."

Brasil Work: O que é domínio? (abre em outra aba)

Para que complicar se eu achei essa resposta muito boa, por isso o link da fonte já está no final da citação.

Eu compro domínios pela Godaddy, em algum lugar desse "artigo" tem uma propaganda da Godaddy, você ganha 30% de desconto e eu 10% de comissão e todo mundo fica feliz.

Publicidade

Brincadeiras a parte, no CNAME do repositório principal você inseri o nome do seu site, e somente isso. E nas configurações de DNS de onde você comprou o domínio você configura os IPs do github.

192.30.252.153
192.30.252.154

Para esta hora vale a pena conferir o curso do YouTube que indico no final deste artigo.

No meu exemplo, tudo estava pronto na mesma hora, mas pode demorar uns 600 segundos para estar tudo ok. No meu caso, como foi uma migração, eu adicionei a palavra git na index do domínio e dos subdomínios.

Voltamos a falar de subdomínios, enntãoooo, no CNAME dos subdomínios você coloca o link dos subdomínios.

Por exemplo, você está no subdomínio chamado blogs, que na verdade tem um repositório próprio do github, todos os arquivos dele foram inseridos pelo branch gh-pages, e no arquivo CNAME, que não tem extensão, a única informação escrita é blogs.embuscadocodigo.com

Sem espaços e mais nada. Também existe uma configuração diferenciada no DNS de onde você comprou seu domínio, mas estou escrevendo esse artigo de cabeça. Por isso indico que veja o curso do YouTube (que não é meu), que está no final deste ebook. Mas vale muito a pena também fazer o curso do Willian Justen que já citei. Não se limite em apenas ter seu site no github. O github em si é uma ferramenta incrível.

Limitar o uso do github apenas para hospedar seu site gratuitamente, seria igual ou pior que, pagar office 360 e só usar word. Você tem uma ferramenta incrível na mão, e você só usa, o que acha que precisa.

E-MAIL

Depois do site estar online e tudo ok chegou a hora de configurar novamente o e-mail. Não, eu não criei um server de e-mail na minha maquina, a sugestão que deixo aqui é utilizar zoho.com. A versão gratuita dele deixa você configurar um domínio, com vários e-mais diferentes. E utilizar seus e-mails normalmente no Thunderbird ou Outlook por exemplo.

Se você tem Office 360º este serviço de e-mail profissional está incluso. Então pare de só usar Word, o Office é muito mais que Word.

Caso você não tenha Office 360º o Zoho vem suprir muito bem. Observação importante, o primeiro e-mail que você cria, na hora que está criando a sua conta não é para receber e-mails, ele será apenas seu login administrativo.

O Zoho.com é bem completo, com app para celulares até para área administrativa do seu "servidor" de e-mail. Claro, se for instalar um cliente do seu servidor de e-mail no seu celular, por favor, coloque no mínimo uma senha no seu celular, e não deixe qualquer pessoa usa-lo.

Imagina seu "filho" apagar o e-mail do seu chefe, e você pensando que ele tava jogando pokémon com hack no GPS. Claro que existem configurações de segurança dentro do Zoho.com, isso não vai acontecer.

Então vamos pela ordem (todos links abrem em outra aba). O primeiro link das fontes é um artigo do Willian Justen sobre configurar seu domínio próprio no github.

Willian Justen: Domínio próprio do github pages

Mas antes disso eu indico que faça o curso dele de git-github, lembre-se, não se limite no que você precisa, quase fiz isso e, quase perdi a historia do git.

Udemy: Git e Github para iniciantes

E se ainda precisar, este mini curso exclusivo de github pages, com direito a exemplo prático mostrando configurar domínio próprio, subdomínio e mais no link abaixo.

Curso exclusivo sobre github pages (em inglês)

E o link para utilizar o zoho e-mail:

Zoho e-mail

Preciso indicar 5 novos usuários do Zoho mail para ganhar um segundo domínio free. Então se estiver precisando, utilize este link. A configuração do seu "servidor de e-mail" vem com um manual extremamente bom, junto, na hora que está configurando. Me surpreendi com a qualidade realmente.

Brincadeiras (e cara de pau) a parte, esse foi meu primeiro artigo para o meu site que agora está no github pages, artigo de boas vindas. Espero que tenha gostado e, até mais.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.