O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD) totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 28 de outubro de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

A lógica de um logotipo

Primeiramente muito obrigado pelas mais de 1300 pessoas curtindo a Em Busca do Código no Facebook e mais de 1100 no YouTube.

Publicidade

Este não é um artigo muito técnico e sim mais uma narrativa da lógica por trás dos logotipos da Em Busca do Código, mesmo porque, por mais que não aparente, existe uma lógica meio falha por trás de todas as coisas.

O primeiro logotipo, se posso chamar ele assim era a sigla MTI em preto com um degrade de amarelo com branco no fundo. Confesso que fiz esse logotipo correndo.

Primeiro Logotipo
Primeiro logotipo

Para quem acompanha o projeto sabe que gosto desse tipo de degrade, um degrade com cores fixas, se reparar bem nenhuma cor do degrade toca uma na outra, usei esse tipo de degrade diversas vezes em varias imagens de compartilhamentos.

O problema desse tipo de degrade é que ele é muito demorado para ser feito, pelo menos eu não conheço uma forma de automatizar esse tipo de degrade, procurei e não encontrei.

Mas por exemplo, existiram imagens de compartilhamento que, só a parte antes mesmo de começar a aplicar esse degrade demorou horas, e mais algumas horas do degrade, quem sabe em 2019 não volte a usar esse tipo de degrade no logotipo, mas em 2018 ainda não.

Segundo Logotipo
Segundo logotipo

Em julho de 2015 eu mudei o nome do projeto de Maktub TI para Em Busca do Código, essa mudança aconteceu pura e simplesmente por causa do domínio de topo. E por causa dessa mudança também alterei o logotipo, mas eu não queria mais um logotipo extremamente simples, assim como foi o primeiro.

O que eu queria para o logotipo

Eu queria que o logo lembrasse programação, pensei em usar maior menor que (<>) mas fiquei com as chaves ({}), não lembro do porque da cor amarela nas chaves mas também queria binários, e binário que é binário tem que ser escrito em preto ou em verde.

Binário em verde deve ter uma leve influência do filme Matrix, desconheço outra possível fonte do porque números binários serem sempre escritos em verde ou em preto.

De onde surgiu o homenzinho palito no logotipo?

Pelo simples fato do logotipo estar muito simples decidi colocar um bonequinho palito, mas ele não poderia estar parado, ele tinha que lembrar movimento, por isso, nesse logotipo ele apareceu correndo.

Nesta primeira versão o fundo do logotipo era transparente, por problemas de contraste, no Facebook o logotipo "apareceu" com fundo preto. E a explicação deste segundo logotipo fica por aqui.

Surfando entre chaves e binários

Terceiro Logotipo
Terceiro logotipo

Lançado dia 19 de dezembro de 2016, o terceiro logotipo na minha opinião o mais bonito até então, tínhamos um triangulo formado de chaves amarelas, um degrade marrom dentro do triangulo e, um bonequinho surfando, bonequinho esse na cor preta, e binários verdes.

Na hora de fazer este logotipo já sabia que teria chaves e um bonequinho. Já sabia que as chaves seriam amarelas e o bonequinho preto e, que teríamos binários verdes.

O que mudou?

No primeiro logotipo as chaves só estavam lá, não faziam nem formavam nada, desta vez queria que as próprias chaves formassem algo, escolhi esse algo como uma forma geométrica.

Tive uma dificuldade imensa de fazer o bonequinho, tanto que ele tem seus defeitos, e isso (os defeitos) são bem visíveis. Este bonequinho tinha também que expressar movimento, e que tal praticando um esporte?

Nunca nem fui a praia, mas um bonequinho surfando entre chaves foi inspirado em uma musica de disco music de uma gravadora onde o logotipo da gravadora sempre faz algo. O logotipo da gravadora é um panda.

Publicidade

Esse panda sempre faz algo, atualmente ele tem até amigos e namoradinha nos vídeos de disco music desta gravadora no YouTube.

Para quem ficou interessado, essa gravadora chama-se Funk Panda, foi de lá que tive a ideia de os logotipos da Em Busca do Código sempre fazerem algo diferente.

Neste logotipo o degrade marrom foi escolhido meio que aleatoriamente. Eu queria um degrade para esta versão, e como disse a uns parágrafos atrás, na minha opinião esse logotipo ficou lindo.

Um detalhe legal deste logotipo é a relação dos binários com o bonequinho surfando. Ele está saindo de dentro para fora, e isso você só consegue ver se reparar na relação do bonequinho com os binários.

Logotipo 2018

Quarto Logotipo
Quarto logotipo

As chaves continuaram, ainda são amarelas só que, agora elas fazem parte da figura geométrica, isso mesmo, a cor de fundo não tem degrade nenhum, é simplesmente amarelo.

E o homenzinho continuou?

Sim, e agora praticamente utilizei stencil para desenha-lo. Explicando por cima, stencil é uma técnica feita para escrever algo ou desenhar algo sobre uma superfície. Uma vez por ano eu desenho em pipas utilizando stencil, demorei até demais para colocar stencil no logotipo da Em Busca do Código.

A estrela de chaves foi totalmente inspirada na nova musica da banda Fresno, chamada Onde Fica a Estrela, foi ouvindo essa musica que desenhei esse logotipo, não desenhei o logotipo em 2:57min. e sim ouvi essa musica mais de 20 vezes seguidas, talvez ja ouvi essa musica mais de 50 vezes.

Neste momento eu tinha um logotipo amarelo e preto e ainda queria inserir binários, os binários teriam que passar pelo amarelo e pelo preto e ainda ser visto.

Para isso eu escolhi um tom de verde que, achei muito estranho o teste de contraste WCAG passar no preto e não passar no amarelo.

Com o logotipo 2018 em tamanho médio, eu consigo ler o binário no amarelo e não consigo ler no preto, e no WCAG, passou no preto e no amarelo não. Mas caso alguém acione o Ministério Público para o Em Busca do Código por falta de acessibilidade no logotipo (quase impossível isso acontecer), eu vou utilizar em minha defesa que, acredito nas diretrizes de acessibilidade, mas.

No meu ponto de vista o verde deu contraste no amarelo e o preto com o verde nao deu tanto contraste assim, no WCAG foi ao contrario, isso foi coincidência (testei depois de pronto), mas achei interessante deixar essa primeira versão do logotipo 2018 assim.

O que esperar para 2019?

Um logotipo que passe 100% no WCAG, um bonequinho praticando outro esporte, chaves e binários.

Espero que tenha gostado da leitura e até mais. A transição de logotipos será gradativa até 2018.

Curso aberto de Parallax

Para a W3C, parallax é uma tendência, onde o conteúdo do fundo é movido em uma velocidade diferente do conteúdo do primeiro plano.

Curso aberto de JavaScript (em desenvolvimento)

Caso ainda nao tenha estudado JS, esses 30 primeiros videos podem lhe ajudar muito.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.