Linha do tempo do javascript

Mocha 1995

Desenvolvida em 10 dias por Brandon Eich para a NetScape, Mocha foi o primeiro nome do JavaScript, esta versão ficou pronta em maio de 1995.

LiveScript 1995

Em novembro de 1995 a versão 2.0B3 saiu com LiveScript, que nada mais é que a antiga Mocha sem grandes alterações, o nome foi modificado por causa de patentes.

JavaScript 1995

Neste ano surgiu a possibilidade de uma parceria com a Sun Microsystems para implementar o Java nos navegadores da NetScape, essa parceria não foi para frente, mas em dezembro de 1995 o nome da linguagem de programação foi alterado para JavaScript.

ECMA 1996

Como o nome Javascript já havia sido patenteado pela Sun Microsystems (atual Oracle), optou-se por se definir um novo nome à linguagem utilizando a junção das palavras ECMA e Javascript, surgindo então o ECMAScript.

ECMAScript 1

Lançada oficialmente em 1997, representa a primeira versão da linguagem criada por Brandon, mas com padrões e normativas definidos após a adesão ao ECMA.

ECMAScript 2

Criada em agosto de 1997 para se adequar à ISO/IEC 16262.

ECMAScript 3

Criada em dezembro de 1999, esta versão possui melhorias importantes para a comunidade, permitindo implementações de laços de repetição do-while, tratamento de exceções, dentre outros recursos.

ECMAScript 4

Concluída em 2008, esta versão teve seu desenvolvimento baseado em ML (Meta Language), uma linguagem de programação funcional mais utilizada em ambientes de pesquisa acadêmica. Devido à grande quantidade de mudanças em relação ao ECMAScript 3, o que tornaria esta versão totalmente disruptiva em relação às anteriores, a mesma foi abandonada pelo comitê técnico da ECMA-262, optando-se por se dar continuidade evolutiva à versão anterior.

ECMAScript 5

Após o impasse gerado com a versão 4, foi lançada em 2012 oficialmente a versão 5 do ECMAscript possuindo recursos valiosos como o suporte a JSON, métodos mais avançados de manipulação de arrays, getters e setters, dentre outros.

ECMAScript 6

Lançada em 2015, atribui recursos avançados à linguagem como reflection, collections, binary data, dentre outros.

ECMAScript 7

Também conhecida como ECMAScript 2016 (ano da sua conclusão), possui como operadores exponenciais, dentre outros.

Fonte

Blogs