O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 06 de junho de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Echo Alexa, líder temporário ou O NOME do comando de voz?

Publicidade

A Amazon é líder de um segmento que até 2013 não existia, softwares de comandos de voz.

Começo este pequeno artigo já falando que o Amazon Echo é o "hardware" e o Alexa Voice Service (AVS) é o "software". Assim fica mais fácil de continuar a leitura, caso você nunca tenha lido algo a respeito.

O que é o Alexa Voice Service (AVS)?

Você já assistiu 2001 - Uma odisseia no Espaço?, se já assistiu lembra de um programa "meio" malvado que respondia a comandos de voz, pois bem, tirando a parte do malvado é isso que o Alexa faz.

O Alexa é um assistente pessoal que responde a comandos de voz, lançado em novembro de 2014.

O que é o Amazon Echo?

Publicidade

Conhecido somente por Echo, de formato cilíndrico, composto por caixinhas de som e um microfone. O Amazon Echo é um alto-falante inteligente que responde a comandos de voz.

Lançado em 2014 para clientes prime da Amazon, em 2015 nos Estados Unidos e em 2016 no Reino Unido e Alemanha.

Com um Echo você consegue "ver" a previsão do tempo, reproduzir musicas, podcasts, audiobooks, configurar alarmes, fazer listas e mais.

A versão do Amazon Echo que está liberada para clientes prime tem agora câmera. Inicialmente esta câmera tem a capacidade de analisar se a pessoa está bem vestida.

Privacidade

Que me lembre a Amazon não tem a índole de ficar rastreando seus clientes a vontade, como é o caso de um de seus concorrentes. O microfone fica sim ligado o tempo todo e conectado a web, mas, você precisa ativar (acordar) o aparelho para que ele comece a interpretar o que está sendo dito.

O nome Alexa veio também por este motivo, o som da letra X é quase único, sendo mais "técnico" é uma consonante difícil, tornando o reconhecimento de acordar o Echo mais preciso.

Concorrentes

Publicidade

Google, Microsoft e Apple estão correndo atrás da Amazon quando o assunto é reconhecimento de voz. Dentre essas três concorrentes a Apple é a que aparenta estar mais atrás, usuários da Apple podem me criticar por colocar o Siri em último lugar dessa celebre lista, mas a Microsoft tem mais clientes.

E neste momento chegamos na Cortana. Cobrindo não apenas smartphones e computadores de sua marca, caso da Apple, mas também lançando em outros sistemas operacionais, inclusive no IOS.

A Google é a empresa mais perto da Amazon quando o quesito é comandos de voz. A Google lançou o Google Home a cerca de U$50.00 a menos que o Amazon Echo, o que não esperava é a Amazon lançar uma versão U$50.00 mais barata que a versão da gigante das buscas.

Gosto da Google e da Amazon, não tenho distinção entre essas duas empresas. Eu gosto de tecnologia, e, se parar para dar uma olhada no que é escrito até aqui em português BR pode-se entender que a Google está na frente, e não está.

E um dos artigos/matérias que li, dizia que a Amazon estava vendendo abaixo do preço de custo o seu Echo. Impossível. Dificilmente um molde de plástico, um microfone e uma caixinha de som vá custar mais de U$100,00 para produzir. O software a Amazon pode estar distribuindo quase que gratuitamente, e não só o software.

A Amazon está investindo pesado no Alexa. Como o Alexa Fund e o Prêmio Alexa, estou falando de mais de 100 milhões de investimentos em empresas que desenvolvam soluções que utilizam Alexa.

A Amazon liberou uma API do Alexa, assim, se o equipamento em questão tiver wi-fi e microfone, muito provavelmente poderá vir com Alexa. E enquanto a Google anunciou este ano que o Google Home tem suporte para Spotify, o Alexa já tem desde o ano passado.

O jogo pode virar

O Google Home é vendido apenas em uma loja física da Google, então, atualmente é mais fácil comprar o Amazon Echo. Mas se levarmos em conta a tradução de serviços como o AWS (Amazon), vemos que a Amazon nunca foi de se preocupar muito com línguas diferentes. O que não é o caso da Google, que por algum acaso tem o tradutor mais utilizado do mundo.

Claro que estamos falando de voz, mas, na hora da expanção mundial do serviço, a Google poderá mudar esse jogo.

Diferencial

Atualmente, nos Estados Unidos e Reino Unido, você pode pedir até comida pelo Amazon Echo. Em um dos principais eventos de tecnologia chamado, International Consumer Electronics Show 2017, que ocorreu no inicio deste ano, o nome central dessa feira era o: Amazon Alexa. Mais de 1000 produtos dessa feira eram compatíveis com o Alexa.

Por mais que essa líder (Echo Alexa) esteja configurada apenas em inglês e alemão, a possibilidade de trancar todas as portas da sua casa, ligar a TV, o note, e tudo que puder ser automatizado, somente falando, é muito bem vinda.

Espero que tenha gostado da leitura, este artigo fica por aqui e, até mais.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.