O Em Busca do Código é um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita.

Aprendendo e ensinando, essa é a minha regra para mim.

Publicado dia 23 de fevereiro de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

9 dicas para ter um site mais acessível

Este site (embuscadocodigo.com) segue estas nove dicas, existem mais configurações mas achei interessante informar essas nove dicas em separado, pois elas não alteram o layout do site ou projeto.

Essas dicas foram anotadas por mim em um evento que ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2017 na cidade de São Paulo, organizado pela CEWEB, realizado pela NIC.BR e em parceria com a W3C Brasil.

Dica um: Não use clique aqui.

Imagina se você tivesse a opção de ler somente os links do seu site, você conseguiria entender vários "clique aqui"? Então não use.

Dica dois: Texto alternativo de imagens.

Não pense apenas em motores de busca na hora de inserir o texto do atributo alt da tag img. Lembre-se, pessoas cegas ouvem o que está escrito no atributo alt. Então se você tem imagens sem o atributo alt, seria legal informar um pequeno texto que realmente diga o que tem na imagem.

Dica três: Sem interrupções.

Neste evento uma das palestrantes era minha conterrânea Talita Pagani.

Publicidade

A Talita deu um exemplo muito bom sobre interrupções em web site, um exemplo. Neste exemplo um garoto autista fechava o notebook toda vez que a propaganda do YouTube o interrompia.

Pode parecer nada muito importante isso, mas é sério, a interrupção que você desenvolve em seu site pode gerar uma crise nervosa em pessoas com autismo, seja essa interrupção uma propaganda, um convite para assinar sua lista de email, ou uma pesquisa/enquete.

Sem contar que interrupções são muito chatas.

Dica quatro: sem refresh.

Você tem que ter bom senso, você não está brincando de ping pong e seu user não é a bolinha.

Dica cinco: Apenas um <h1>

A tag <h1> pode ser considerada como o título por leitores de tela (software utilizado por cegos), então já sabe, utilize apenas um h1.

Dica seis: Planejar o projeto com Acessibilidade.

É bem mais fácil você pensar em seu próximo site desde o inicio já impondo um nível de acessibilidade aceitável. Não existe um mínimo de acessibilidade, isso vai de você.

Dica sete: Modais com código em sequência.

Leitores de tela podem ler o código fonte, então não é nada bom você inserir o código de abertura do modal no final do seu código fonte. O leitor de tela pode não ler isso.

Dica oito: 300% de zoom.

Teste seu layout com 300% de zoom. O indicado é você testar o seu layout com 200% e 400% de zoom, pessoas com deficiência visual, mas que enxergam, podem estar vendo seu site com este zoom.

Dica nove: Não utilize números romanos.

Pessoas com deficiência intelectual ou atraso cognitivo podem ter que fazer um esforço maior para ler o número romano e isso pode gerar stress, então quando puder, evite usar números romanos.

Espero que este artigo tenha sido útil, falaremos mais sobre Acessibilidade na Web.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.